Reforçando o Antivírus

Reforçando o Antivírus 

antivirus-program1

Ter um bom antivírus instalado em sua máquina é algo crucial nos dias de hoje. Somos bombardeados constantemente por ameaças virtuais que podem danificar os documentos mais preciosos em questão de minutos. Claro, isso sem contar os scripts capazes de agir silenciosamente para roubar seus dados (como keyloggers e banking trojans).

Contudo, nenhum programa é perfeito e sempre há a possibilidade de algum malware escapar ileso até mesmo dos softwares que oferecem o recurso de proteção em tempo real. Afinal, novos vírus são descobertos diariamente e nem sempre os engenheiros através de tais aplicativos conseguem desenvolver vacinas a tempo, o que pode deixar seu computador exposto a riscos durante certo período de tempo.

Diferente do que algumas pessoas acreditam, não há nenhum problema em utilizar duas ou mais soluções para proteger seus dados contra scripts maliciosos, desde que isto seja feito com sabedoria. Há aplicativos que servem perfeitamente como um “complemento” ao seu antivírus convencional, cuidando de áreas que eles não protegem e oferecendo ainda mais segurança aos seus arquivos preciosos. Confira alguns desses softwares, escolha seus prediletos e fique longe das pragas virtuais!

 

  • Dr. Web CureIt! 

Sendo totalmente gratuito para uso doméstico, o Dr. Web CureIt! é um aplicativo do tipo on-demand (ou seja, deve ser utilizado esporadicamente e não com a mesma frequência dos antivírus tradicionais). Ele é capaz de vascular seu disco rígido em busca de qualquer tipo de malware, adware, spyware, rootkits e até mesmo bioskits – vírus que se alojam na BIOS de sua máquina e podem impedir que você inicie seu sistema operacional.

Dr.Web-CureIt

O melhor de tudo é que ele é um programa portátil, não sendo necessário instalá-lo para que ele possa funcionar. A versão mais atualizada é perfeitamente compatível com Windows 8 e pesa cerca de 121 MB. Para baixá-la, basta acessar o site oficial da desenvolvedora do Dr Web CureIt

É importante ressaltar, contudo, que o Dr. Web CureIt! envia estatísticas de seu PC de forma anônima para o banco de dados de vírus da empresa, com o intuito de mantê-lo sempre atualizado com todas as ameaças encontradas pelos usuários. Essas informações limitam-se às configurações do seu computador e não incluem qualquer tipo de dados ou arquivos pessoais que você armazene na máquina.

 

  • ComboFix

Funcionando de forma semelhante ao Dr. Web CureIt!, o ComboFix escaneia seu computador em busca de vários tipos de ameaças e faz o que for possível para excluí-las de seu disco rígido. Contudo, este software trabalha de forma mais agressiva, sendo necessário fechar quaisquer outros aplicativos antes de rodá-lo. Ele também desliga sua conexão com a internet automaticamente assim que começa a vasculhar sua máquina.

combofix

O ComboFix, além de tudo, cria um arquivo de log ao final de cada varredura, recurso útil para especialistas que querem estudar as ameaças encontradas de uma forma mais detalhada. O app é gratuito e pesa apenas 4 MB. Você pode baixar aqui o ComboFix

 

  • RKill

Há malwares que se disfarçam de processos essenciais para o bom funcionamento do seu sistema operacional, iniciando junto com este assim que você liga o seu PC. O RKill é um utilitário gratuito especializado em desativar esse tipo de vírus. Note, contudo, que ele não retira o script malicioso do seu computador: ele apenas fecha o processo e deixa a ameaça “vulnerável” para que seu antivírus-padrão atue na limpeza final.

rkill-imagem1

Pesando míseros 2 MB, o programa não conta com uma interface gráfica e roda através do Prompt (linha de comando). Você pode baixa o RKill aqui.

 

  • RogueKiller

Hijack é o nome dado ao malware que se aloja sobretudo em seus navegadores, enchendo-os de conteúdos incômodos como barras de tarefas e anúncios publicitários. Eles não podem ser retirados de forma manual e podem não ser detectados por programas antivírus tradicionais. Caso você esteja sofrendo com esse tipo de ameaça, basta utilizar o RogueKiller.

roguekiller-imagem

O aplicativo lembra bastante o RKill: ele monitora os processos de seu computador e identifica eventuais hijackers que porventura possam estar sendo executados. Se algo suspeito for encontrado, o utilitário emitirá um alerta e você poderá matar o processo de forma manual. Par baixar acesse a pagina do RogueKiller.

 

  • Hitman Pro

De acordo com seus próprios desenvolvedores, o Hitman Pro atua como uma “segunda opinião” e pode ser utilizado sempre que você não estiver convencido com as análises do seu antivírus primário. Ele reúne funcionalidades retiradas de diversos programas famosos no ramo de segurança digital (NOD32, Spybot Seach & Destroy, Spyware Doctor, Sysclean Package etc.), consultando o banco de dados de cada um deles ao vasculhar por completo todo o conteúdo de seu disco rígido. Vale observar que ele também é um utilitário executável e não precisa ser instalado na sua máquina.

Hitman-Pro

Apesar de tudo, o Hitman Pro não é uma ferramenta completamente gratuita. Você tem um período de 30 dias (contando a partir do momento em que ele for usado pela primeira vez) para usufruir livremente de todos os seus recursos – depois disto, você precisa adquirir uma licença, visto que ele passará a somente indicar possíveis ameaças no seu computador (sem efetivamente excluí-las). Clique aqui para baixá-lo.

Post Relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published.