Lançamento do Mac OS X 10.9 Mavericks Novo OS Apple

Lançamento do Mac OS X 10.9 Mavericks Novo OS Apple

OSX-Mavericks-Apple-1

Com um pouco mais de 4 meses após o anuncio a Apple lançou na terça-feira dia 22/10 o novo Mac OS X 10.9 Mavericks.

A nova versão do Mac OS X foi construída para melhor aproveitar o sistema de memórias de toda a linha de computadores  MAC e tornar o uso do software mais rápido e suave. O Mavericks também veio com novidades como a sincronização do iBooks entre iGadgets e Macs e o aplicativo de mapas para computadores Apple, além de melhorias no Safari, Calendário, Finder e tags.

A Apple não impõe qualquer limitação na versão base para esta atualização. O novo 10.9 Mavericks poderá ser baixado gratuitamente via update por proprietários de computadores Mac lançados a partir do ano de 2007.

As principais mudanças no Mac OS X Mavericks

OSX-Mavericks-Apple-50Para aumentar a produtividade, o Mac OS X Mavericks promete inovações que envolvem toda a estrutura do software. Diversos aplicativos nativos também sofreram uma reestruturação, e foram adicionados alguns novos aplicativos. É importante ressaltar que os apps conversam mais entre si e sincronizam melhor entre Macbook, iPod, iPad e Apple TV.

 

 

 

  • Bateria

O Timer Coalescing é um sistema que agrupa operações menos complexas, criando pequenos períodos de tempo ocioso imperceptíveis ao usuário. Promete reduzir até 72% do uso da CPU. Com a atividade da máquina reduzida, o consumo de energia também é menor.

O App Nap reconhece aplicativos ocultos da tela principal e reduz a velocidade de processamento, podendo ser reativados rapidamente quando voltarem para o campo de visão. O mesmo vale para as abas do Safari. O sistema reduz até 23% do consumo da CPU.

O economizador de energia do Safari impede o funcionamento automático de plugins, permitindo seu acionamento com um clique. O aplicativo tenta bloquear apenas conteúdo aparentemente desinteressante, mantendo o funcionamento dos mais importantes, por exemplo. A navegação com plugins pode acontecer com até 35% menos gasto de energia.

Filmes em HD não devem mais consumir tanto, permitindo inclusive que o usuário assista com o notebook fora da tomada.

A reprodução de vídeo e áudio aproveita melhor o hardware do Mac e a frequência de acesso ao disco é reduzida, economizando até 35% de energia.

Outra prioridade do Mac OS X Mavericks é economizar memória RAM, ajustando a memória ativa. Quando o Mac se aproxima da utilização da capacidade máxima de memória o Mavericks compacta os dados de aplicativos inativos, disponibilizando mais memória.

A compressão e descompressão de memória são quase instantâneas e, em comparação com o Lion, o desempenho da memória comprimida é 1,4 vezes mais rápido e a ativação de repouso é 1,5 vezes mais veloz.

 

  • Safari

Além de ser mais rápido e economizar energia, o navegador Safari vem com algumas novidades. A primeira delas é uma barra lateral que, junto com os top sites, mostra os sites compartilhados pelos contatos do Twitter e LinkedIn. E as tecnologias Nitro Tiered JIT e Fast Start prometem acessar ainda mais rápido as páginas da web. Nos testes de benchmark, o javascript e a utilização da memória têm desempenho melhor no Safari do que nos rivais.

safari-sidebar-Apple

 

  • Praticidade e segurança na nuvem

As chaves do iCloud armazenam nomes de usuário e senhas de sites em diversos dispositivos com criptografia AES de 256 bits e preenchem informações automaticamente. Acompanha um gerador de senha que sugere senhas únicas e difíceis de adivinhar. É possível também guardar informações de cartão de crédito para pagamentos online.

 

  • Praticidade

Ao trabalhar com duas ou mais telas, não existe mais monitor primário ou secundário. Cada um tem sua barra de menu e a Doc aparece na tela em que estiver trabalhando. Além de intercalar aplicativos entre telas e manter a tradicional função tela cheia, é possível utiizar AirPlay e Apple TV para transformar a TV em um monitor funcional totalmente sem fio.

displays-menus-Apple

 

  • Notificações

Assim como em um smartphone, o Mac OS X Mavericks agora vem com um serviço de notificações de aplicativos. Elas são interativas e permitem responder a uma mensagem ou chamada com vídeo direto da notificação. Também é possível fazer assinaturas em sites e receber notificações de novidades mesmo sem estar com o Safari aberto no momento

 

  • Finder

O design do Finder recebe uma melhoria. O funcionamento com abas facilita a visualização e transferência de arquivos entre pastas diferentes. Além disso é possível adicionar etiquetas em documentos armazenados no computador ou na nuvem do iCloud. As etiquetas podem levar uma palvra-chave e encontrá-las através de um botão ou na barra de pesquisa.

mavericks-finder-tabs-Apple

 

  • iBooks

O iBooks recebeu uma interação maior com o iCloud, salvando anotações e a página em que parou. O iBooks para Mavericks sincroniza os livros entre o Mac e os dispositivos móveis.

 

  • Mapas e calendário

Outro aplicativo com funções ampliadas no Mac é o Mapas, que se aproveita das capacidades gráficas do computador para trazer um zoom mais suave e detalhes mais nítidos. Os mapas são integrados ao Mail, Contatos e Calendário, permitindo que qualquer endereço que apareça nesses aplicativos possa ser visualizado facilmente no Mapas por meio de uma integração.

O calendário recebeu uma repaginada no visual e uma implementação de recursos. A rolagem contínua permite ver, por exemplo, a última metade de um mês e o começo de outro. O Inspetor de Eventos sugere endereços e mostra a localização de eventos no mapa, além de calcular o tempo do deslocamento e mostrar a previsão do tempo na data marcada.

mavericks-multi-monitor

 

 

 

Post Relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published.